Betim entrega kits de robótica para 22 escolas e beneficia 17 mil alunos

Parceria entre Prefeitura, Stellantis e AVSI amplia acesso à tecnologia educacional na rede municipal, com apoio de emenda parlamentar para a escola Antônio D’Assis Martins

Sem tempo para ler? A ferramenta de IA resume para você

A Prefeitura de Betim entregou kits de robótica educacional para 22 escolas municipais, beneficiando cerca de 17.600 estudantes. A iniciativa é fruto de parceria entre a Semed, a Stellantis e a AVSI Brasil, com apoio de emenda parlamentar do vereador Tiago Santana (PCdoB). A equipe Giga Lego, da Escola Municipal Antônio D’Assis Martins, foi a única escola pública de MG a competir no México.
Entrega de kits de robótica para alunos da rede municipal de Betim — Foto: Edson Dutra
Entrega de kits de robótica para alunos da rede municipal de Betim — Foto: Edson Dutra

A Prefeitura de Betim entregou, nessa segunda-feira (15), kits de robótica educacional para 22 escolas da rede municipal. A ação deve beneficiar cerca de 17.600 estudantes e integra uma estratégia de modernização do ensino público da cidade.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Stellantis e a AVSI Brasil. Por meio da colaboração, 25 professores participaram de uma formação especializada na metodologia STEAM — que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em projetos práticos.

O vereador Tiago Santana (PCdoB) destinou uma emenda parlamentar que permitiu a aquisição de 18 novos kits para a Escola Municipal Margarida Soares Guimarães. Para ele, a iniciativa vai além do aprendizado tecnológico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Receba notícias no seu WhatsApp

“Só quem teve a oportunidade de conhecer esse trabalho sabe a importância, não só do ponto de vista do desenvolvimento desses alunos — que têm ali que trabalhar com a questão da lógica, da resolução de problema —, mas o trabalho em equipe. Isso tudo contribui para a formação de bons cidadãos”, afirmou Tiago Santana.

O vereador também destacou o impacto da equipe Giga Lego, da Escola Municipal Antônio D’Assis Martins, que representou Betim em uma competição internacional de robótica no México. O grupo foi a única escola pública de Minas Gerais a participar da disputa.

“Esses alunos não representam apenas o GIGANTE, representam a educação pública — é onde nós acreditamos e é onde nós atuamos”, declarou Tiago Santana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cada escola certificada recebeu um kit de prototipagem próprio e mais cinco kits para uso com os alunos. A Prefeitura investiu recursos próprios na compra de outros 151 kits, distribuídos para unidades cujos professores já concluíram o processo de formação.

Os materiais incluem os conjuntos LEGO Education Spike Essential, voltados aos anos iniciais do ensino fundamental, e LEGO Education Spike Prime, para os anos finais. A secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta, ressaltou o objetivo pedagógico da ação: “Mais do que ensinar tecnologia, nosso objetivo é utilizar recursos como a robótica para potencializar a aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, tornando os estudantes protagonistas do próprio processo educativo.”

0 Comentários

Leia também:

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x