Sem tempo para ler? A ferramenta de IA resume para você

A Prefeitura de Betim entregou, nessa segunda-feira (15), kits de robótica educacional para 22 escolas da rede municipal. A ação deve beneficiar cerca de 17.600 estudantes e integra uma estratégia de modernização do ensino público da cidade.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Stellantis e a AVSI Brasil. Por meio da colaboração, 25 professores participaram de uma formação especializada na metodologia STEAM — que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em projetos práticos.
O vereador Tiago Santana (PCdoB) destinou uma emenda parlamentar que permitiu a aquisição de 18 novos kits para a Escola Municipal Margarida Soares Guimarães. Para ele, a iniciativa vai além do aprendizado tecnológico.
O vereador também destacou o impacto da equipe Giga Lego, da Escola Municipal Antônio D’Assis Martins, que representou Betim em uma competição internacional de robótica no México. O grupo foi a única escola pública de Minas Gerais a participar da disputa.
“Esses alunos não representam apenas o GIGANTE, representam a educação pública — é onde nós acreditamos e é onde nós atuamos”, declarou Tiago Santana.
Os materiais incluem os conjuntos LEGO Education Spike Essential, voltados aos anos iniciais do ensino fundamental, e LEGO Education Spike Prime, para os anos finais. A secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta, ressaltou o objetivo pedagógico da ação: “Mais do que ensinar tecnologia, nosso objetivo é utilizar recursos como a robótica para potencializar a aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, tornando os estudantes protagonistas do próprio processo educativo.”